Principais Problemas no Processo de Gestão
Vários são os problemas normalmente identificados na gestão de muitas empresas. Esses problemas geram situações graves que, se não forem identificados e corrigidos a tempo, podem levar uma empresa à falência. Os mais comuns são:
- Falta de informações sobre o resultado operacional, que pode levar o empresário a achar que a empresa está tendo lucro, quando na verdade o que se tem é entrada de dinheiro sem a apropriação desses recursos para cobrir os custos e despesas. Na verdade, o que acontece nesses casos, é que a dívida está sendo rolada, e geralmente, está aumentando, gradativamente.
- Finanças da empresa misturadas com as finanças pessoais dos sócios. Nesse cenário, o empresário paga as contas pessoais na conta da empresa e vice-versa. Além de configurar confusão patrimonial que, em caso de algum problema judicial, pode afetar o patrimônio pessoal dos sócios, o que normalmente se verifica é o excesso de retirada, destinando grande parte do capital de giro de uma empresa para as despesas pessoais, sem nenhum tipo de controle.
- Desequilíbrio entre as receitas e as informações fiscais da empresa, que pode levar a autuações que geram passivos tributários que podem se tornar impagáveis ou gerar um gasto que consome muito da energia e recursos da empresa.
- Desconhecimento do patrimônio e endividamento da empresa, que pode levar o empresário, ora a achar que está "enxugando gelo", porque se vê sempre às voltas com problemas de falta de dinheiro, ora otimista em excesso, por desconhecer a parte do dinheiro que entra que pode ser considerado como lucro disponível para investimentos.