Gestão Financeira Empresarial

Informações Relevantes para uma Gestão Eficiente

Informações Relevantes para uma Gestão Eficiente - Foto 1

Em qualquer processo de reestruturação financeira de um negócio, busca-se em primeiro lugar o resultado operacional, ou seja, o lucro. Uma das informações mais importantes que se deve ter é a taxa de lucratividade. Vender muito, não significa necessariamente que se tem um resultado positivo. Muitos são os casos de empresas que quebraram em momentos de grande demanda por seus produtos e serviços. A falta de controle e organização, fizeram com que esses negócios se perdessem em seus números e quando o empresário se dá conta, o passivo da empresa é tão grande que inviabiliza a continuidade do negócio.

Apurado o resultado operacional, o próximo passo é a análise do fluxo de caixa, onde são identificadas a necessidade de capital de giro, frente à necessidade de estoque e os prazos de compra e venda. Com o resultado operacional em mãos, também é possível traçar estratégias para solucionar problemas de descontrole financeiro e poderão ser realizadas simulações de médio e longo prazo, em que se busca o equilíbrio e o crescimento do negócio.

Possuir todas essas informações sempre atualizadas, analisando os números periodicamente, proporciona ao empresário a tranquilidade de saber como anda a saúde financeira da sua empresa.

O maior problema, no entanto, é garantir que toda a movimentação está sendo corretamente registrada e classificada e disponibilizar tempo para fazer esse acompanhamento e fazer programações semanais dos compromissos.

A Gestão Financeira de uma empresa é diferente do trabalho de um contador. A contabilidade trabalha com informações fiscais e tem como foco principal a escrituração contábil dessas informações, além da geração de guias de impostos e contribuições, gestão da folha de pagamento e também envio de todas as informações para que a empresa esteja regular, obedecendo sempre aos prazos impostos pelo fisco. Esses prazos, no entanto, são diferentes da necessidade de informações do dono do negócio e, como dissemos, tem seu foco em gerar informações para o fisco, não para a tomada de decisões gerenciais.

Já o departamento financeiro, trabalha com todas as informações da empresa, que devem ser registradas diariamente e estar disponíveis através de relatórios que ajudam o empresário a entender a situação financeira do negócio e assim poder tomar decisões antecipadas com relação a essa situação.

Entre em Contato