A importância da Gestão Financeira
Muitos negócios prosperam ou fracassam sem que o empreendedor se dê conta. Muitas vezes o negócio vai girando e vai crescendo, na forma de estoques, equipamentos, experiência e capacidade de atendimento. Mas o empreendedor está sempre às voltas com falta de dinheiro e apagando incêndios financeiros diários. Em momentos de crise, principalmente, essa falta de controle pode ser fatal para a empresa.
Normalmente, quem inicia um negócio entende muito bem do ramo em que deseja atuar, mas nem sempre possui conhecimento para executar bem a gestão administrativa e financeira.
O termo BPO (Business Process Outsourcing), refere-se à terceirização de processos de gestão que não contribuem diretamente com a atividade principal da empresa. Em maior ou menor medida, todas as empresas terceirizam seus processos, sejam eles operacionais ou gerenciais. Quando contrata um advogado para defender uma causa, por exemplo, a empresa está terceirizando uma atividade jurídica do negócio. A outra alternativa seria ter um advogado próprio, trabalhando dentro da empresa, para atuar nessas atividades.
Outro exemplo, bem mais comum, é a contratação de um escritório de contabilidade para a empresa. Toda empresa precisa de um contador responsável, mas ao invés de contratar um funcionário contador para essa função, é mais comum que seja contratado um escritório de contabilidade terceirizado.