Valuation
O trabalho de Valuation se assemelha muito ao de análise de viabilidade, afinal, trata-se de fazer uma avaliação de uma empresa ou negócio e apresentar os resultados a possíveis interessados na aquisição. Esses interessados podem ser terceiros, sócios ou até mesmo concorrentes.
Para cada um desses possíveis compradores, o cenário de aquisição muda. Por isso, é importante que esse trabalho seja realizado com muito critério e que sejam analisados esses diversos cenários.
Normalmente, utiliza-se a análise do fluxo de caixa descontado, que analisa em valores atuais os resultados futuros do negócio. No entanto, diversos fatores devem ser considerados, como a existência de ativos e sua depreciação, de forma gerencial. Da mesma forma, a existência de passivos deve ser levada em conta, principalmente pela possibilidade de liquidação desses passivos pelo futuro comprador de forma menos onerosa.
Ao considerar a possibilidade de venda para um concorrente, é importante levantar os custos e despesas do empreendimento, porque muito provavelmente, grande parte dessas despesas serão absorvidas pela estrutura do adquirente, melhorando assim a perspectiva de resultado e, por consequência, o valor negociado da empresa.
Já para a incorporação por outros sócios, essa análise é extremamente importante, pois traz clareza aos números e possibilita uma negociação mais justa, evitando conflitos e derrubando barreiras para que essa negociação ocorra da forma mais tranquila possível.